1) A condição de vôo em que se
obtém o menor consumo por distância percorrida é conseguida com o regime de
potência denominado:
a) long range
b) high speed
c) constant speed
d) maximum endurance
2)Um dos recursos usados para
corrigir as tendências do fluxo transversal é o uso:
a)
do vortex generator
b)
de lâminas paralelas à corda da asa
c)
de slots
d)
de spoiler corretor
3) Onda de expansão é uma região
de:
a)
alta densidade
b)
baixa densidade
c)
limite de fluxos
d)
nenhuma das citadas
4) O vento relativo atinge uma
asa enflechada formando um ângulo:
a)
maior do que o ângulo de enflechamento
b)
igual o ângulo de enflechamento
c)
menor que o ângulo de enflechamento
d)
perpendicular ao bordo de ataque
5) A base da sustentação nos
vôos de alta velocidade é:
a)
a onda de expansão
b)
a onda de choque
c)
o vento relativo
d)
a resistência
6) Se o ponto de maior curvatura
do aerofólio estiver localizado no primeiro terço, a onda de choque aparecerá:
a)
próximo ao bordo de ataque c) na ponta da asa
b)
próximo ao bordo de fuga
d) exatamente no bordo de fuga
7) A ação do enflechamento em
baixas velocidade acarreta para a ACFT:
a)
facilidade de controle b)
condição de equilíbrio dinâmico instável
c)
equilíbrio dinâmico estável d)
nenhuma das citadas
8) Quanto maior o enflechamento
das asas de uma ACFT:
a)
menor será o Mach crítico b)
menor será o fluxo transversal
c)
maior será o Mach crítico d)
maior as consequências de um fluxo misto
9) O aparecimento da onda de
choque acarreta ao vôo:
a)
perda de sustentação
b)
descolamento da camada limite
c)
estol de alta velocidade
d)
Todas citadas
10) A condição de vôo em que se
obtém o menor tempo por distância percorrida é conhecida como:
a) long range
b) specific range
c) maximum endurance
d) high speed
11) Se por algum motivo a camada
limite divisória entre o ar e um aerofólio tornar-se muito espessa, o avião
tem:
a)
aumentar a estabilidade b)
sobre o extradorso uma região de turbulência
c)
diminuído o fluxo subsônico d)
nenhuma das citadas
12) O Mach crítico de uma
aeronave é o número no qual a velocidade do vento relativo atinge:
a)
num único ponto da asa o Mach 1 b)
na cambra inferior a depressão máxima
c)
em toda a extensão do dorso o Mach crítico d)
duas o Mach 1 em um ponto da asa
13) Consideramos como ACFT
subsônica aquela cujo limite máximo de velocidade seja:
a)
o Mach crítico b)
o Mach 1
c)
menor que o Mach 1 d)
menor que o Mach crítico
14) O deflexionamento de uma asa
durante o vôo:
a)
desloca o centro de pressão para a frente b) desloca o
centro de gravidade para a frente
c)
aumenta o ângulo de incidência d)
aumenta a sustentação
15) O sentido do fluxo
transversal, a medida em que este se aproxima do bordo de fuga de uma asa com
enflechamento é:
a)
da ponta para a raiz da asa b)
do intradorso para o extradorso da asa
c)
da raiz para a ponta da asa d)
do extradorso para o intradorso da asa
16) O ângulo formado entre a
corda e a direção do vento relativo é chamado de:
a)
incidência b)
trajetória
c)
ataque d)
atitude
17) Sempre que um perfil
aerodinâmico diferente do tipo cunha dupla estiver sob a influência de um fluxo
misto (subsônico / supersônico ), aparecerá em cada nível de cruzeiro:
a)
um acúmulo de ondas de expansão
b)
uma linha de baixa pressão
c)
uma faixa onda a velocidade do fluxo de ar será nula
d)
uma onda de choque
18)
A flexão aeroelástica das pontas de uma asa enflechada durante o vôo:
a)
aumenta a sustentação b)
aumenta o ângulo de incidência
c)
desloca o centro de pressão para a frente d) desloca o centro de
gravidade para a frente
19) A velocidade do som no ar
será tanto maior quanto maior for:
a)
a temperatura b)
a densidade
c)
a pressão d)
a altitude
20) O ar pode ser considerado
compressível:
a)
nas velocidades maiores ou iguais a 250 kt
b)
nas velocidades maiores ou iguais a Mach 0,4
c)
nas velocidades menores que Mach 0,3
d)
não existem fronteiras nítidas, porém as respostas “a” e “b” estão corretas
Nenhum comentário:
Postar um comentário