domingo, 22 de abril de 2012

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1) A condição de vôo em que se obtém o menor consumo por distância percorrida é conseguida com o regime de potência denominado:
a) long range
b) high speed
c) constant speed
d) maximum endurance

2)Um dos recursos usados para corrigir as tendências do fluxo transversal é o uso:
a) do vortex generator
b) de lâminas paralelas à corda da asa
c) de slots
d) de spoiler corretor

3) Onda de expansão é uma região de:
a) alta densidade
b) baixa densidade
c) limite de fluxos
d) nenhuma das citadas

4) O vento relativo atinge uma asa enflechada formando um ângulo:
a) maior do que o ângulo de enflechamento
b) igual o ângulo de enflechamento
c) menor que o ângulo de enflechamento
d) perpendicular ao bordo de ataque

5) A base da sustentação nos vôos de alta velocidade é:
a) a onda de expansão
b) a onda de choque
c) o vento relativo
d) a resistência

6) Se o ponto de maior curvatura do aerofólio estiver localizado no primeiro terço, a onda de choque aparecerá:        
a) próximo ao bordo de ataque                                                 c) na ponta da asa
b) próximo ao bordo de fuga                                                     d) exatamente no bordo de fuga

7) A ação do enflechamento em baixas velocidade acarreta para a ACFT:
a) facilidade de controle                                                                  b) condição de equilíbrio dinâmico instável
c) equilíbrio dinâmico estável                                                        d) nenhuma das citadas

8) Quanto maior o enflechamento das asas de uma ACFT:
a) menor será o Mach crítico                                                          b) menor será o fluxo transversal
c) maior será o Mach crítico                                                            d) maior as consequências de um fluxo misto

9) O aparecimento da onda de choque acarreta ao vôo:
a) perda de sustentação
b) descolamento da camada limite
c) estol de alta velocidade
d) Todas citadas

10) A condição de vôo em que se obtém o menor tempo por distância percorrida é conhecida como:
a) long range
b) specific range
c) maximum endurance
d) high speed

11) Se por algum motivo a camada limite divisória entre o ar e um aerofólio tornar-se muito espessa, o avião tem:
a) aumentar a estabilidade                                                            b) sobre o extradorso uma região de turbulência
c) diminuído o fluxo subsônico                                                      d) nenhuma das citadas

12) O Mach crítico de uma aeronave é o número no qual a velocidade do vento relativo atinge:
a) num único ponto da asa o Mach 1                                           b) na cambra inferior a depressão máxima
c) em toda a extensão do dorso o Mach crítico                          d) duas o Mach 1 em um ponto da asa

13) Consideramos como ACFT subsônica aquela cujo limite máximo de velocidade seja:
a) o Mach crítico                                                                                b) o Mach 1
c) menor que o Mach 1                                                                    d) menor que o Mach crítico

14) O deflexionamento de uma asa durante o vôo:
a) desloca o centro de pressão para a frente                             b) desloca o centro de gravidade para a frente
c) aumenta o ângulo de incidência                                                              d) aumenta a sustentação

15) O sentido do fluxo transversal, a medida em que este se aproxima do bordo de fuga de uma asa com enflechamento é:
a) da ponta para a raiz da asa                                                       b) do intradorso para o extradorso da asa
c) da raiz para a ponta da asa                                                        d) do extradorso para o intradorso da asa

16) O ângulo formado entre a corda e a direção do vento relativo é chamado de:
a) incidência                                                                                      b) trajetória
c) ataque                                                                                             d) atitude

17) Sempre que um perfil aerodinâmico diferente do tipo cunha dupla estiver sob a influência de um fluxo misto (subsônico / supersônico ), aparecerá em cada nível de cruzeiro:
a) um acúmulo de ondas de expansão
b) uma linha de baixa pressão
c) uma faixa onda a velocidade do fluxo de ar será nula
d) uma onda de choque

18) A flexão aeroelástica das pontas de uma asa enflechada durante o vôo:
a) aumenta a sustentação                                                                             b) aumenta o ângulo de incidência
c) desloca o centro de pressão para a frente                                           d) desloca o centro de gravidade para a frente

19) A velocidade do som no ar será tanto maior quanto maior for:
a) a temperatura                                                                               b) a densidade
c) a pressão                                                                                       d) a altitude

20) O ar pode ser considerado compressível:
a) nas velocidades maiores ou iguais a 250 kt
b) nas velocidades maiores ou iguais a Mach 0,4
c) nas velocidades menores que Mach 0,3
d) não existem fronteiras nítidas, porém as respostas “a” e “b” estão corretas

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